Com o crescimento do segmento de franquias, um tema se tornou comum: o perfil do empreendedor. As marcas passaram, inclusive, a indicar quais características se deve ter para abrir uma franquia.
E quais seriam essas características, especificamente? Na realidade, depende de cada marca e segmento de atuação, mas existem algumas que são universais no perfil do empreendedor de franquias. Aqui, indicamos quais são. Confira!
Características do perfil do empreendedor de franquias
O perfil do empreendedor de franquias precisa ter algumas características pontuais que ajudarão no dia a dia do negócio e aumentarão a chance de sucesso da empresa. Veja, a seguir, quais são:
Afinidade com a área de atuação
Quando se tem afinidade com a área de atuação da marca, há um maior interesse e dedicação em fazer o negócio dar certo, o que aumenta suas chances de sucesso. Por isso, sempre se indica que o empreendedor goste do segmento da marca, tenha interesse e se identifique com ele.
Disciplina e dedicação ao negócio
Há quem pense abrir uma franquia porque acredita que não terá trabalho algum, afinal, o modelo de gestão de negócio já está consolidado. Mas, o resultado não chega sozinho. É preciso se dedicar à empresa e colocar a mão na massa para fazer o negócio crescer.
É por isso que uma das principais características do perfil do empreendedor de franquias é a dedicação ao negócio, sempre buscando melhorias e formas de alcançar resultados.
Também se deve ter disciplina para manter a constância na gestão, com um compromisso de fazer a franquia crescer em faturamento e obter o retorno de investimento conforme projetado.
Capacidade de organização e de seguir padrões
Todo empreendedor precisa ser organizado e conseguir seguir padrões com facilidade. Portanto, precisa ter habilidade de adaptação a padrões já criados por outros.
Essas características são obrigatórias porque o empreendedor da franquia terá de seguir o modelo de gestão da marca à risca. Só poderá realizar mudanças se elas forem aprovadas.
Foco em resultados e qualidade
Todo negócio precisa de resultados para sobreviver. E, muitas vezes, eles vêm de um trabalho de qualidade. Logo, é muito importante que o empreendedor tenha atuação voltada a resultados e qualidade, para diferenciar seu negócio.
Conhecimento básico em administração
Não é obrigatório, mas ter um conhecimento básico em administração faz a diferença na gestão da franquia, facilitando o trabalho do empreendedor, principalmente no que diz respeito à gestão da operação e financeira, envolvendo receitas, custos e fluxo de caixa, por exemplo.
Habilidade de motivação e engajamento
A habilidade de motivação e engajamento da equipe é essencial porque ninguém mantém uma empresa sozinho. É preciso que o time esteja alinhado, motivado e engajado em fazer a franquia dar certo, atingindo ou superando objetivos.
Também é preciso investir em treinamento dos colaboradores da equipe, em orientação e estímulo da dedicação à empresa. Dessa forma, potencializa-se a chance de sucesso e crescimento do negócio.
Bom relacionamento interpessoal
O bom relacionamento interpessoal é essencial para o contato com equipe interna, garantindo um bom fluxo de informações e um ambiente de trabalho agradável a todos.
Além disso, também é importante para o atendimento aos clientes, para prestar uma atenção personalizada e que possibilite atrair e encantar consumidores, fidelizando-os à franquia.
Estabilidade emocional e habilidade de gerenciamento de crises
Problemas surgem em todo negócio e é essencial ter estabilidade emocional para lidar com eles, conseguindo identificar a causa raiz e encontrar a melhor solução para a situação.
Já a habilidade de gerenciamento de crises é um diferencial na gestão da franquia, conseguindo solucionar com maior assertividade problemas que podem prejudicar a imagem da empresa.
Perfil de empreendedor que não combina com franquias
Assim como existem perfis de empreendedores perfeitos para franquias, também há aqueles que não combinam com esse modelo de negócio.
Normalmente, empreendedores que têm perfil independente encontram dificuldade para atuar sob o modelo de franquia, porque não conseguem seguir regras.
Além disso, o empreendedor que sempre tem novas ideias e quer implementá-las rapidamente, sem autorização de terceiros, também tem dificuldade para comandar a franquia porque não pode mudar o modelo de gestão por si próprio.
Dica de investimento em franquia
Quer abrir uma empresa no segmento de franchising, mas não abre em qual área atuar? Uma sugestão é investir em uma unidade de self storage, que é um ramo de atividade com amplo potencial de crescimento no Brasil.
O self storage é um serviço de autoarmazenamento no qual o cliente aluga um espaço (box), guarda seus itens, tranca o local e leva a chave consigo, eliminando o acesso de terceiros, de modo a ter mais tranquilidade quanto à proteção de seus bens.
A franquia de self storage atende pessoa física e jurídica, sem depender de somente um público para geração de resultados. Quer investir no segmento? Então, conheça a Guarde Mais, empresa referência na área, para abrir uma franquia de self storage!