04/26/2024

POR QUE AS PESSOAS ACREDITAM EM SUPERSTIÇÕES?

Depois de toda essa modernização e esclarecimento, as crenças supersticiosas ainda persistem em nossas sociedades. Todos nós até certo ponto acreditamos em tais crenças supersticiosas absurdas e, por acaso, se você discorda de mim, então que tal você verificar por si mesmo.

VOCÊ É SUPERSTICIOSO?

Se sua resposta for sim do que você não está sozinho e se não, então você não pode querer aceitá-lo. Desde o alvorecer da existência humana, as pessoas têm crenças supersticiosas. Essas são as crenças irracionais de que um objeto, ação ou circunstância não está logicamente relacionado a um curso de eventos que influencia seu resultado. Agora, você pode estar pensando que, se essas crenças são falsas, por que as pessoas acreditam em tais superstições?

As superstições já percorreram um longo caminho na história e evoluíram nesse processo. Toda civilização conhecida que já existiu no planeta tinha algo comum nelas; estes eram os mitos e superstições que eram uma parte crucial de suas culturas. A palavra superstição é designada para aquelas crenças que resultam da ignorância e do medo do desconhecido. Muitas práticas supersticiosas são devidas às falsas interpretações dos eventos naturais. Curiosidade também em relação a coisas que estão escondidas ou ainda estão no futuro desempenha um papel considerável, por exemplo, nos vários tipos de adivinhação. Com essa qualificação em mente, as superstições podem ser classificadas grosseiramente como religiosas, culturais e pessoais.

Todas as crenças e práticas religiosas podem parecer supersticiosas para a pessoa sem religião. As superstições que pertencem à tradição cultural são enormes em sua variedade. Quase todas as pessoas, em quase todos os tempos, mantiveram, seriamente, crenças irracionais relativas aos métodos de afastar o mal ou trazer o bem, predizendo o futuro e curando e prevenindo doenças e acidentes. Mesmo as pessoas que afirmam não terem superstições provavelmente farão algumas coisas que não podem explicar. Uma superstição é um comportamento que não tem base racional ou história ou uma história perdida há muito tempo. Algumas tradições folclóricas específicas, como crenças no mau-olhado ou na eficácia dos amuletos, foram encontradas na maioria dos períodos da história e na maior parte do mundo. Outros podem estar limitados a um país, região ou vila, a uma família ou a um grupo social.

Finalmente, as pessoas desenvolvem superstições pessoais: um estudante escreve uma boa forma de peça literária com uma caneta e, a partir desse momento, a caneta tem sorte; um jogador de cavalos pode estar convencido de que os cavalos pretos correm bem para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *