05/29/2022

Menopausa: tudo o que você precisa saber para combater os sintomas

O corpo feminino é complexo e repleto de fases que vão se concretizando ao longo da vida, desde a adolescência. O período da menstruação, por exemplo, é uma importante fase, que quando é iniciada, é marcada por mudanças não apenas físicas, mas emocionais e mentais e que requerem paciência e adaptação durante os ciclos menstruais. 

Em contrapartida, após muitos anos, outra fase se inicia, marcando o fim dessa longa jornada dos ciclos menstruais, essa é denominada de menopausa, muito temida por grande parcela das mulheres. Hoje, você conhecerá mais sobre essa fase, além de saber como tratar os sintomas da menopausa de forma natural.

A imagem mostra um produto usado para aliviar a menopausa.

Entenda o que é menopausa e como ela funciona

A menopausa é um período natural e inevitável na vida das mulheres. Ela ocorre logo após a última menstruação espontânea de uma mulher. Quando se inicia a menopausa, dois ciclos são encerrados simultaneamente, o menstrual e o ovulatório. Questionamentos sobre “como saber se estou na menopausa”, são muito comuns, a menopausa só é considerada, quando a mulher permanece por pelo menos um ano sem menstruar, mas é importante evidenciar, que podem ocorrer alguns fluxos irregulares.

Há muitas mulheres que têm dúvidas sobre quando começa a menopausa, normalmente ela acontece entre os 40 e os 50 anos de idade, e é por isso que não existe uma maneira exata de prever quando os sinais de menopausa irão aparecer, pois a idade do início da menopausa é incerto, além desses sinais se diferenciarem de mulher para mulher.

Além disso, climatério e menopausa estão intimamente ligados, entenda o motivo. O climatério é a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher, por isso o período do climatério abrange a menopausa, que ocorre como você já conferiu, na última menstruação espontânea da mulher.

Fisiologicamente, é na menopausa que ocorre o declínio das atividades dos ovários da mulher, que resultam na diminuição da produção de estrogênios. Quando os ciclos menstruais começam a se tornar irregulares, significa que a menopausa pode estar chegando, além disso existem mulheres que acabam sofrendo de perimenopausa, onde mulheres de 20 a 30 anos de idade, começam a ter os sintomas da menopausa.

A experiência da menopausa é única para cada mulher. Os sintomas dela causam diversas alterações no organismo feminino, mas não são sinais graves, exceto quando a menopausa ocorre de repente ou durante um período de tempo muito curto.

 

Descubra agora quais os sintomas da menopausa

Os sintomas de menopausa são diversos e não significam que todas as mulheres vão sentir todos eles ou com a mesma intensidade. Dentre os sintomas mais comuns, se encontram a irregularidade menstrual; ondas de calor, que duram poucos minutos; insônia; depressão; problemas de memória; variação de humor; secura, coceira ou mesmo desconforto vaginal; diminuição do desejo sexual; dor durante as relações sexuais; ganho de peso; dificuldade de concentração; pele, boca e olhos secos e dor nas mamas.

O tempo e a duração dos sintomas variam de mulher para mulher, mas eles costumam cessar de dois a cinco anos em média, após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Talvez você já conhecia grande parte desses sintomas, além de até estar vivenciando alguns deles. Nesse sentido já surge aquela dúvida: “quanto tempo dura a menopausa?”, a verdade é que não há uma resposta exata para essa pergunta, pois o organismo de cada mulher é único.

 

Tratamento para menopausa: Confira agora!

Agora que você já está por dentro de como funciona a menopausa, continue a leitura para entender como tratar essa condição de forma natural.

 

Insira nozes em sua alimentação

A menopausa pode fazer com que haja queda nos níveis de serotonina no organismo feminino. Em decorrência disso, algumas mulheres sentem alterações no humor, sono de má qualidade e pouca energia, sintomas da menopausa que você já conferiu. Para elevar os níveis de serotonina e prevenir que esses sintomas ocorram, inserir nozes na alimentação diária, é uma ótima opção, pois elas são ricas em triptofano, um aminoácido importante para a produção da serotonina.

 

Utilize produtos naturais para menopausa

Pensando em todos esses sintomas e alterações no organismo feminino, a indústria farmacêutica passou a desenvolver produtos em cápsulas para auxiliar as mulheres a passarem pela fase da menopausa, com muito mais conforto. Hoje existem diversos tipos de cápsulas que auxiliam nos sintomas da menopausa.

Diversos produtos naturais para menopausa você pode encontrar na Dermo Manipulações, um empreendimento seguro e de sucesso em nosso país, que comercializa produtos com a qualidade ideal para fortalecer a sua saúde e qualidade de vida, ainda mais durante a menopausa.

Para adquirir esses produtos, é importante que você esteja sob orientação e acompanhamento com um profissional de saúde habilitado, pois ele é capaz de verificar se a sua saúde está apta para fazer tratamento da menopausa com esses produtos em cápsulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *