06/20/2021

Isenção Enem: Como conseguir a sua?

A isenção do Enem é uma das alternativas mais viáveis e importantes para tornar este exame mais acessível à, literalmente, todos os públicos estudantes. Isto porque, com a isenção do Enem, pessoas que possuem uma renda familiar e socioeconômica consideradas baixas conseguem ter o mesmo acesso à prova do que os demais participantes.

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, teve a sua criação no ano de 1998, sob o pretexto de atuar como um avaliador do Ensino Médio de todos os estudantes brasileiro. Em 2009 o exame passou por uma reformulação e passou a servir, também, como uma prova que proporciona que estudantes possam ingressar gratuitamente em universidades, através de programas como Prouni e Sisu.

O que é exatamente a isenção do Enem?

A isenção do Enem é um recurso utilizado pelo exame para que ele possa se mostrar acessível à todos os tipos de classes do Brasil, fazendo com que a parcela mais pobre da população também possa ter acesso à prova.

Apesar da taxa para realização da prova não ser tão cara e absurda (R$ 85, em 2019), a isenção ajuda pessoas que possuem dificuldades socioeconômicas a terem uma oportunidade de entrar em uma universidade.

Quem tem direito a isenção do Enem?

Não são todas as pessoas que tem direito à isenção da taxa cobrada para a realização da prova do Enem. Na verdade, alguns poucos critérios definidos pelo Inep para esta isenção já são o suficiente para deixar boa parte dos estudantes de fora deste benefício.

São três os perfis de estudantes que possuem direito à isenção desta taxa do Exame Nacional do Ensino Médio. São eles:

– Participantes que estão realizando o último ano do Ensino Médio, em uma escola pertencente à rede pública municipal, estadual, ou federal, no ano em que fará de fato o exame;

– Participantes que realizaram todo o Ensino Médio em uma escola de rede pública ou, até mesmo, com bolsa integral em alguma entidade privada, e que possuam uma renda per capita (por pessoa) inferior à um salário mínimo e meio;

– Por último, poderão pedir a isenção da taxa do Enem, também, participantes que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de uma família que possui baixa renda. Para isso, é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, e a renda per capita da família precisa ser de até meio salário mínimo ou renda mensal de até três salários mínimos.

Como solicitar a isenção do Enem?

Antes de realizar de fato a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem, é importante que você se mantenha à todas as datas dispostas no edital e no cronograma do Exame, já que é lá que você saberá até quando você pode efetuar este pedido. Assim, primeiro verifique se a sua situação bate com as exigências listadas no tópico acima.

Sendo assim, saiba agora o passo a passo para pedir esta isenção:

– Primeiramente, você deve acessar a página inicial do Enem e, então, ir no tópico relacionado ao “Cronograma”;

– Nele, você busca por “isenção da taxa de inscrição” e selecione a opção “sistema enem”;

– Depois disso, selecione “isenção Enem” e responda o questionário com o número do seu CPF e a sua data de nascimento;

– Após isso, basta responder o desafio das figuras e selecionar a opção “continuar”;

– A próxima aba é referente às pessoas que possuem direito à isenção, então você deve verificar se realmente se enquadra nesta possibilidade e clicar em “li e aceito”;

– Depois, os seus dados pessoais serão apresentados em sua tela, cabendo à você apenas preencher os dados de endereço e clicar em “selecionar”;

– Na próxima tela você deverá responder um questionário para ver se se encaixa em algumas das opções de isenção;

– Depois disso, você deve conferir todos os seus dados. Caso esteja tudo certo, é clicar em “Confirmo meus dados”. Se não, selecione “voltar” e arrume o que estiver errado;

– A próxima etapa é um questionário socioeconômico, o qual você deverá responder informações sobre você, a sua família e a sua escola;

– Após isso, você informa o seu telefone e o seu e-mail e, também, cria uma senha para ser usada na página do Enem;

– Na última etapa você deve confirmar todas as suas informações e, caso estejam todas corretas, envie o pedido.

Como saber se o meu pedido foi aceito?

Após todo o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem, vem mais um “drama” para ser vivido: saber se o seu pedido foi ou não aceito. Confira como saber se o seu pedido de isenção foi aprovado:

– Primeiramente, você deve acessar a Página do Participante do Enem;

– Após isso, você informa alguns dados como o número do seu CPF e a senha cadastrada para o Enem;

– Depois disso, basta selecionar a figura solicitada no desafio;

– Acessando a página, você já saberá se o seu pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem foi ou não aceito.

Sendo assim, basta seguir todos estes passos para saber se você tem direito a isenção da taxa para realização do exame e, também, como conseguir solicitar esta isenção. Muito obrigado por ter lido este artigo até o fim, espero que ele tenha lhe ajudado a tirar algumas dúvidas. Faça um bom Enem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *