10/24/2021
frascos de alcool 70%

Como utilizar o álcool gel 70% corretamente para higienização contra o coronavírus?

Use máscara e higienize as mãos com álcool gel. Quantas vezes você ouviu ou leu essa recomendação desde o surgimento da pandemia do coronavírus (Covid-19)? Talvez a resposta seja, sem exagero, todos os dias – e várias vezes por dia.  Mas qual a importância dessa higienização e por que devemos usar o álcool gel 70%? Confira aqui como usar esse produto para se prevenir do coronavírus.

Em tempos de pandemia, manter as mãos bem limpas se tornou muito mais do que um hábito de higiene, mas um cuidado individual indispensável para o bem da saúde pública. Lavar as mãos com água e sabão é essencial, mas nem sempre, isso é possível. E por essa razão, após estudos dos cientistas, ficou comprovado que o álcool gel 70 é eficaz na luta contra a infecção pelo vírus. E assim, começou uma corrida para comprar o álcool em gel. Nos primeiros meses de pandemia, a procura foi tão alta que o produto sumiu das prateleiras e quando era encontrado, o preço do álcool gel 70% estava abusivo, muito acima da média do mercado.

 

Por que 70 e não 100%?

O primeiro produto da composição do álcool gel é a água que serve justamente para diluir o etanol, em uma proporção adequada para manter a eficácia contra os vírus e bactérias. A água, aliás, é purificada em processos químicos específicos para garantir sua pureza. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a concentração mínima necessária dessa solução para eliminar os microorganismos que causam o coronavírus deve ser entre 68% e 72%.

Em soluções de graduação alcoólica muito superiores, ao contrário daquilo que se possa imaginar, a eficácia é menor. Isso se explica pelo fato da evaporação ser mais rápida, diminuindo o tempo de contato do álcool com o vírus e, também, devido à necessidade do uso da água para conduzir o álcool ao interior da célula do microrganismo.

Sem a água ou com água em baixas proporções, o álcool desidrata o microrganismo sem matá-lo.

Por essa razão, o álcool em gel 70% é o produto mais recomendado para a higienização das mãos.

 

Por que deixar as mãos limpas?

É importante ter o álcool em gel antisséptico por perto para inibir o contágio do coronavírus.   Quando não é possível lavar as mãos com água e sabão, a melhor forma de higienizá-las é com o álcool gel 70, pois a transmissão do vírus se dá de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas que são eliminadas pelo nariz ou pela boca quando uma pessoa infectada pelo vírus, fala, tosse ou espirra. Essas gotículas se espalham pelo ar ou atingem objetos e superfícies que ficam contaminadas e ao tocá-las e depois levar as mãos ao rosto e mucosas, sem a devida higienização, a pessoa pode ser contaminada pelo vírus.

Por isso, as mãos devem estar bem limpas e comprar e usar o álcool gel 70 ou levar o álcool gel de bolsa por onde for se tornou necessidade atualmente.

E onde encontrar álcool em gel? Na Dermo Manipulações você pode comprar álcool gel 70 online, sem precisar sair de casa, mas se preferir, também pode ir em uma das nossas lojas físicas.

 

Quando devemos higienizar as mãos?

Segundo estudos, a lavagem das mãos é capaz de reduzir aproximadamente 20% das doenças respiratórias na população. E o novo coronavírus – que causa infecções respiratórias – está nessa lista.

O vírus é protegido por uma camada externa de lipídio (gordura). O sabão é eficaz no combate à doença, por ser uma substância que dissolve essa camada de gordura, matando esses microorganismos patogênicos (que causam doenças ao homem).

O álcool em gel 70% também dissolve a gordura, principalmente a camada de lipídio externa do vírus e o elimina. O vírus não atravessa a pele saudável.

E para combater a proliferação dos vírus, a higienização das mãos deve ser frequente.

Segue abaixo, algumas recomendações de quando é primordial lavar as mãos. Confira:

– Quando suas mãos estiverem visivelmente sujas

–  Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar

– Depois de visitar um espaço público, incluindo transporte público, mercados, igrejas e templos

– Depois de tocar em superfícies fora de casa, como portas, corrimãos, maçanetas, dinheiro, carrinhos de compras

– Antes e depois de cuidar de pessoas doentes

– Antes e depois de comer

– Depois de manusear lixo

– Depois de usar o banheiro

 

Como lavar as mãos as mãos corretamente?

A lavagem das mãos deve durar por cerca de 20 segundos. Lave sempre que necessário e corretamente:

– Ensaboe as mãos e esfregue as palmas

– Faça movimentos circulares com os dedos de uma mão para a outra

– Esfregue as costas da mão, entre os dedos e as unhas

– Esfregue os antebraços e punhos

Mantenha a higiene das mãos com água e sabão, e use o álcool gel sempre que necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *