04/28/2024

Dicas de logística para e-commerce

A logística para e-commerce tem um papel fundamental para o sucesso do negócio. Ela precisa funcionar de maneira fluida e sem erros, para garantir agilidade à operação e a entrega de pedidos no prazo.

Além disso, deve ser otimizada e enxuta, tanto nos processos como nos custos. Assim, a empresa gastará menos e conseguirá ter uma maior margem de lucro.

Quer ter uma logística para e-commerce eficiente? Então, confira aqui as dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa!

Por que a logística para e-commerce é importante?

A princípio, é importante saber por que a logística para e-commerce é importante. O motivo é simples: ela ajuda sua empresa a cumprir prazos, a fidelizar clientes e atrair mais negócios, funcionando como um diferencial.

Atualmente, o consumidor quer receber seu pedido rapidamente e com qualidade. Além disso, se precisar fazer uma devolução, quer que esse processo seja prático. Tudo isso envolve a logística!

Fretes caros e demorados espantam os clientes, bem como uma logística reversa complicada. Vender um produto que não está no estoque também é ruim para o e-commerce, entre outros problemas.

Portanto, ter uma boa logística influencia diretamente na taxa de conversão e vendas do e-commerce, bem como na experiência do consumidor, ajudando a vender mais e fidelizar clientes.

Como funciona a logística para e-commerce? Conheça processos indispensáveis

Toda a logística de e-commerce envolve processos que são indispensáveis e devem receber sua atenção na hora de estruturar a operação. Conheça quais são esses processos:

  • Recebimento e armazenamento de mercadorias, que devem ser feitos com conferências com documentos fiscais, além de cuidado para o melhor aproveitamento do espaço do armazém, sem ter danos nos produtos;
  • Controle de estoque, que pode ser realizado por meio de inventários e uso de tecnologia / sistema logístico para ter maior assertividade e monitoramento em tempo real;
  • Separação e embalagem do pedido de clientes. A embalagem precisa ser cuidadosa, para garantir que o produto chegue ao cliente em perfeito estado;
  • Despacho e transporte, etapas em que o pedido sai do centro de distribuição e vai até o cliente. Há a disponibilização de link ou código para rastreamento;
  • Pós-venda e logística reversa, para colher o feedback do cliente e ter um processo rápido e eficiente no caso de devolução, respectivamente. 

É importante salientar que a empresa pode cuidar de todos os processos, coordenando a operação logística. No entanto, deve investir em equipe capacitada, estrutura de armazenamento, tecnologia para automatização de rotinas, entre outros.

Dá para perceber que é necessário fazer um investimento alto, não é mesmo? Caso não tenha orçamento disponível para isso, há uma solução altamente eficaz, a contratação de serviços de logística, sobretudo o de fulfillment, que cuida de todo o processo.

Como implementar a logística para e-commerce de forma correta

A implementação da logística para e-commerce deve ser feita considerando os processos indispensáveis para esse modelo de negócio, como os que citamos acima. Para facilitar esse trabalho, siga essas dicas:

Organize a operação

Seu primeiro passo deve ser organizar a operação logística, considerando todas as etapas a partir da confirmação do pagamento. Crie um fluxo que considere quais ações devem ser realizadas para o produto chegar ao cliente.

Além disso, indique quem será responsável por cada uma dessas ações e em quanto tempo elas precisam ser cumpridas, sempre considerando o prazo de envio combinado com o cliente.

Tenha um controle de estoque

Depois de organizar a operação logística, é essencial que se implemente um controle de estoque. Dessa forma, saberá exatamente quantos produtos possui no armazém, quais precisam ser repostos e saberá quais têm baixo giro, podendo fazer ações de vendas estratégicas com eles.

Para ter um controle mais eficiente, faça inventários e use tecnologias como softwares de controle de estoque. São investimentos que valem a pena, evitando prejuízos como perda da venda por falta de produto ou desvios de mercadorias.

Disponibilize mais de uma opção de frete

Faça parcerias com transportadoras para que ofereçam mais de uma opção de frete para seu cliente. Tenha em mente que boa parte das desistências e abandonos de carrinho tem a ver com custos de envio altos. Portanto, oferecer opções com prazos e custos diferentes aumenta a possibilidade de venda.

Invista em um ERP

ERP significa Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido como Planejamento de Recursos da Empresa. Trata-se de um sistema de gestão que centraliza as informações financeiras, emite notas fiscais e registra dados do estoque, tudo isso de forma automatizada. Assim, terá um melhor fluxo logístico.

Considere contratar o serviço de fulfillment

O serviço de fulfillment cuida de todo o processo logístico, garantindo que seja realizado com qualidade, no prazo e com baixo custo. Todas as rotinas são executadas por uma empresa especialista, eliminando erros.

A Roger Fulfillment é uma empresa especialista no segmento e cuida de todas as etapas da logística, realizando-as com eficiência. Conheça o serviço e aproveite para implementar a logística para e-commerce com excelência!

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