10/24/2020

O que o pedagogo pode fazer para contribuir com a sociedade?

Atuar na área educacional contribuindo para a educação de crianças, jovens e adultos já pode ser considerado um feito e tanto. Afinal, só quem vive a situação pode sentir o peso da responsabilidade.

Porém, quem cursa a faculdade de Pedagogia pode ir muito mais além. Isso porque a sua contribuição para a sociedade não fica restrita somente ao ambiente escolar.

Para quem ainda não sabe, o campo de atuação do profissional que concluiu o curso de pedagogia é bastante amplo e acaba por extrapolar os muros da escola. Na função de educador social, os pedagogos podem atuar em empresas, ONGs, hospitais, editoras, associação, entre outros ambientes.

Como uma das justificativas para a ampla atuação do profissional está a vivência do processo de ensino-aprendizagem, a qual não acontece somente no ambiente escolar. Aliás, muito pelo contrário, ela acontece em qualquer setor da sociedade, uma vez que a educação deve ser considerada um grande instrumento contra a desigualdade social.

Assim, neste sentido, podemos concluir que onde houver atividade ou prática educativa, deve existir a presença e atuação pedagógica.

 

Saiba mais sobre o curso de licenciatura em Pedagogia

Para conquistar a habilidade e competência de atuar em tantas áreas, é preciso muito estudo e dedicação, como em qualquer outro curso de graduação.

Então, para aqueles que pensam em iniciar a graduação a distância ou presencial no curso de Pedagogia, é bom estar preparado para encarar muitas aulas teóricas e diversas leituras. Um pequeno exemplo disso são os conteúdos trabalhados por meio de disciplinas como História, Filosofia e Sociologia da Educação, Antropologia, Psicologia e Direitos Humanos.

Além destes conteúdos, também é essencial estar por dentro da obrigação do estágio curricular, que prepara os estudantes para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que é possível colocar em prática todas as teorias trabalhadas em sala de aula.

Desta forma, seja por meio de um curso de pedagogia a distância ou presencial será necessário cumprir quatro anos de estudos, os quais somam 3.200h, que estão distribuídas como 2.800 horas voltadas para o desenvolvimento de pesquisas, atividades em sala, práticas e visitas em outras instituições; 300 horas com dedicação aos estágios supervisionados obrigatórios, já mencionados anteriormente; e as últimas 100 horas são dedicadas a monitoria e iniciativa científica.

E para que você possa ter uma ideia dos conteúdos que te aguardam ao se matricular no curso de Pedagogia, separamos abaixo uma lista com algumas das disciplinas-base. Confira:

 

  • Alfabetização e Letramento
  • Didática
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, História, Geografia, Ciências Naturais e Educação Física
  • Estrutura e Organização do Sistema Educacional
  • Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação
  • História da Educação
  • Informática Aplicada à Educação
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais)
  • Literatura Infantil
  • Orientação Educacional
  • Pedagogia nas Instituições não Escolares
  • Supervisão e Orientação Pedagógica
  • Técnicas de Avaliação da Aprendizagem
  • Tecnologia e Novas Mídias

 

Faculdade de pedagogia a distância ou presencial

Uma das principais dúvidas de quem busca um curso de pedagogia está voltada para a modalidade de ensino. Podendo ser cursada por meio de uma graduação online ou convencional esta é uma decisão que só cabe a você.

Isso porque ambas as opções cumprem as determinações do Ministério da Educação e oferecem uma base curricular sólida e completa para o desenvolvimento da profissão.

Assim, para que você possa efetuar uma decisão acertada, basta pesar os prós e contras de cada alternativa.

Porém, algumas facilidades devem ser levadas em consideração. No ensino a distância temos como diferenciais a flexibilidade nos estudos, diversificação didática, sendo que os materiais são muitas vezes compostos por conteúdos on-line e impressos e menor custo mensal, já que aqui não se contabilizam os gastos com deslocamento, por exemplo.

Além disso, tendo os conteúdos ao alcance das mãos, você pode se sentir livre para estudar onde e como quiser, o que é perfeito para quem precisa aliar uma rotina de estudo e trabalho.

Para finalizar, esperamos que após entender a importância e abrangência da função do pedagogo para a sociedade, você possa desempenhar a sua profissão com muito empenho e dedicação, pois como já foi mencionado uma vez pelo grande Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *