08/09/2022
Imagem homem com a mão sobre o joelho dolorido

Dor nas articulações: 5 causas e tratamento

As dores nas articulações podem piorar muito com as baixas temperaturas, por isso, é preciso estar atualizado sobre suas possíveis causas para tentar evitar esta situação e, consequentemente, prevenir as dores que podem prejudicar a qualidade de vida e até afastar o paciente de algumas atividades.

Saiba que as dores nas juntas, como é conhecida, podem ter diferentes intensidades, sendo leves, moderadas, fortes e agudas, e duração variada, podendo causar incômodos durante uma semana ou por vários meses, principalmente se não forem medicadas e tratadas por um especialista.

Além disso, é válido saber que é fácil reconhecer uma dor nas articulações, pois, muitas vezes, ela afeta mais de um local e causa dificuldade de realizar movimentos musculares. Já os quadros mais graves podem desenvolver dor, inflamação, sensação de queimação, rigidez e dureza, agravados com o movimento. Esse episódio afeta mais os cotovelos, pulsos, joelhos, dedos das mãos, quadril e tornozelos. Isso porque esses ligamentos sempre sofrem alta carga de tensão e são os mais afetados pela pressão dos movimentos.

O que causa dor nas articulações?

Primeiro, é importante saber que as articulações são parte do corpo onde os ossos se encontram. Elas permitem todos os movimentos e facilitam a locomoção do corpo. Sem as articulações, não é possível caminhar, correr e até mesmo fazer trabalhos manuais.

Entretanto, muitas doenças e problemas de saúde podem causar dores nas articulações e prejudicar a qualidade de vida. Neste texto separamos 5. Veja:

Tendinite e bursite

Saiba que os movimentos repetitivos sobrecarregam os tendões das mãos e dos punhos, ocasionando em inflamação e dor. A tendinite e a bursite causam dores, inchaço e rigidez articular, mas por serem temporárias, o tratamento costuma ser fácil.

Fibromialgia

Essa situação causa dores difusas e inesperadas, como desconfortos musculares. Os pacientes costumam sentir mais sensibilidade à dor devido à redução de serotonina, por exemplo. No entanto, é preciso tratar da maneira correta com a ajuda de um especialista.

Envelhecimento

Com a idade, as articulações sofrem um desgaste natural que pode causar inflamação e dor. A situação mais comum é a osteoartrite, uma doença que afeta a cartilagem de articulações como joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral.

Lesões

Alguns traumas antigos podem causar dores nas articulações e prejudicar os movimentos, principalmente em casos onde a lesão não recebe tratamento adequado. É comum o paciente ter dor frequente e até incapacidade para executar algumas atividades.

Artrite

É uma inflamação da membrana sinovial que reveste a articulação e causa dor, inchaço no local afetado e desconforto, o que faz o paciente desistir das atividades físicas.

Conheça alguns tratamentos para dores nas articulações

Independentemente da intensidade da dor, saiba que ela pode prejudicar a qualidade de vida e a saúde do paciente. Por isso, devem ser realizadas diversas medidas para tratar esta situação.

É importante saber que os exercícios físicos e os alongamentos são ótimos para fortalecer as articulações e melhorar a condição das estruturas. Veja abaixo alguns métodos utilizados para tratar as dores na articulação:

Consulte um especialista

Vale saber que a dor nas articulações pode iniciar com um leve desconforto e se desenvolver até atingir uma intensidade mais grave, bem como ser sintoma de diversas doenças. Por este motivo, é essencial consultar um médico para que ele avalie e identifique o quadro do paciente.

Neste caso, é ideal consultar um reumatologista para detectar a causa do desgaste no corpo e receitar o medicamento indicado para os sintomas.

Use medicamentos corretos para o caso

O tratamento da dor nas articulações vai depender da situação e do diagnóstico dado pelo profissional. Por isso, evite a automedicação, pois ela prejudica (e muito!) a saúde do paciente.

Cuide da sua alimentação

Existem algumas medidas para ajudar a prevenir dor nas articulações e a alimentação saudável e balanceada é uma delas.

Os alimentos com propriedade anti-inflamatória podem contribuir para combater as dores crônicas e sintomas que estão relacionados com os problemas das cartilagens das articulações. Alguns alimentos são:

  • Alimentos ricos em vitamina E;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Cúrcuma ou açafrão;
  • Salmão, sardinha, atum, linhaça e chia;
  • Suco de limão e laranja.

No entanto, é importante saber que é preciso evitar alguns alimentos que pioram a situação:

  • Açúcar e alimentos lácteos;
  • Café – escolha café descafeinado;
  • Carne vermelha e processada;
  • Trigo e farinhas refinadas;
  • Tomate, berinjela e pimenta.

Mude hábitos

As dores nas articulações surgem também em pessoas que passam muito tempo sentadas, por isso, é ideal movimentar o corpo com alongamentos e exercícios físicos sempre que possível.

Alguns hábitos, como tabagismo, também devem ser evitados, pois a fumaça do cigarro ajuda a diminuir a consistência da massa óssea e enfraquece as articulações.

Agora que você já conhece as causas e os possíveis tratamentos para dor nas articulações, acesse o site da Dermo Manipulações e conheça a variedade de produtos para cuidar da sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *