04/24/2024
Imagem mulher dormindo com travesseiro

Cuidados de higiene com travesseiros

Se você prioriza boas noites de sono, deve saber que os cuidados e a higienização dos travesseiros são fundamentais. Para que o utensílio responsável por dar conforto e manter a coluna alinhada durante o descanso dure mais, é importante manter o objeto higienizado.

As indicações de cuidados com o travesseiro dependem do seu material de fabricação e elas devem ser seguidas. Assim, se você mesclar as instruções do fabricante e alguns cuidados básicos, certamente seu travesseiro terá uma vida útil muito mais longa.

Quer saber tudo sobre os cuidados de higiene com travesseiros? Então confira este artigo!

 

Tipos de travesseiros

Como mencionado acima, os cuidados com os travesseiros variam de acordo com seu material de fabricação. Isto é, nem todos podem ser lavados de maneira tradicional, ou possuem orientações específicas de higiene.

Assim, o tipo de higienização indicada para um travesseiro feito de poliéster pode não ser o mesmo para um travesseiro de penas, por exemplo.

Confira quais são os principais tipos de travesseiros:

  • Espuma compacta;
  • Espuma de látex;
  • Travesseiros de corpo e modulares;
  • Travesseiros de molas;
  • Travesseiros de penas;
  • Travesseiros de poliéster.

Em geral, os travesseiros de espuma levam mais tempo para secar. Por isso, é ideal que eles sejam lavados a seco. Já os de poliéster não possuem nenhuma restrição quanto à lavagem tradicional, por isso podem ser higienizados com água. A nossa dica é que você sempre siga as recomendações contidas na etiqueta do objeto e use um porta travesseiro.

 

5 dicas para cuidar dos travesseiros

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de travesseiros, que tal conferir alguns ensinamentos sobre como cuidar desses objetos de maneira correta?

 

1 Sempre use protetor de travesseiros

Manter a higiene dos travesseiros é fundamental. Porém, existem outros cuidados que podem aumentar a vida útil do utensílio.

Um desses cuidados consiste no uso de capas e protetores, que auxiliam na proteção do material do travesseiro contra ácaros, bactérias e fungos, bem como da poeira.

Existem protetor de travesseiros online diferentes tipos, os de tecido antibacteriano, sem zíper, e por aí vai.

Mas atenção: os protetores de travesseiro devem ser lavados com frequência semanal. Para higienizá-los de forma correta, não esqueça de seguir as instruções da etiqueta.

 

2 Fique atento às indicações da etiqueta do objeto

Como já mencionamos algumas vezes acima, é essencial seguir as instruções da etiqueta do travesseiro. Antes mesmo de usá-lo, você deve conferir qual a maneira de armazenar o objeto, de manusear e, obviamente, de higienizar.

Enquanto alguns travesseiros permitem a lavagem simples em uma máquina de lavar, outros precisam ser higienizados de forma seca, com o auxílio de uma escova e sabão neutro.

Ainda que o travesseiro permita a higienização com água, é ideal que você o leve em uma lavanderia. Assim, seu utensílio de conforto retornará 100% seco. Contudo, é importante mencionar que você deseja que as instruções do fabricante sejam seguidas na hora da lavagem do material.

 

3 Não exponha o travesseiro ao sol

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é indicado que os travesseiros sejam expostos ao sol. A verdade é que a exposição ao sol pode ser uma grande inimiga da manutenção do objeto.

Isso porque o interior do utensílio será aquecido e, a umidade presente nele pode acelerar a proliferação de ácaros e bactérias, além de espalhar elementos que causam alergia.

A exposição ao sol também contribui para que a superfície do travesseiro fique amarelada, uma vez que a radiação ultravioleta causa oxidação.

Ou seja, o ideal é que o objeto seja colocado em locais arejados e ventilados com frequência semanal, mas sem ser exposto diretamente à luz do sol.

 

4 “Afofar” o travesseiro

Conforme você usar o travesseiro, é normal que ele adquira o formato da sua cabeça, geralmente no centro do utensílio. Contudo, você pode evitar a deformação permanente do acessório. Para isso, basta afofar todo o travesseiro.

Esse processo pode ser feito manualmente. Basta pressionar as extremidades do material todos os dias.

 

5 Não esqueça de manter a limpeza em dia

Assim como uma peça de roupa que você usa e tem contato direto com seu corpo, os travesseiros precisam ser higienizados. Para isso, você pode usar um aspirador e tirar o pó de toda a peça. Assim como deve seguir as instruções do fabricante para a sua lavagem. Fronhas e protetores também devem ser lavados semanalmente.

 

Conheça os perigos de não fazer a higienização

Não higienizar os travesseiros de forma periódica pode trazer uma série de riscos para a saúde. Isso porque, como você já viu nos tópicos acima, não fazer a higienização correta da peça pode implicar na proliferação de ácaros, bactérias e fungos.

Ou seja, doenças alérgicas como asma, bronquite, conjuntivite, dermatite, entre outras, podem ser potencializadas. Agora que você já sabe os cuidados de higiene que deve manter com seus travesseiros, que tal colocá-los em prática?!

Acesse o site da Lojas Donna e fique por dentro das melhores opções para proteger o seu sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *