Detran GO - Para que servem as multas?

O Departamento de trânsito é o órgão responsável por fiscalizar as vias públicas, garantindo a segurança dos motoristas, passageiros, pedestres e outros que transitam pelas ruas. Ele também é o responsável por fiscalizar e emitir os documentos ligados ao veículo, recolher impostos e por todo o processo do ensinar novos condutores sobres as leis de trânsito, instruindo-os na direção, até que finalmente estejam aptos a adquirir sua Carteira Nacional de Habilitação - chamada popularmente CNH ou carteira de motorista.

Cada estado possui o seu próprio departamento de trânsito, sendo responsável por fiscalizar todo o território estadual. No caso de Goiás, quem se responsabiliza por essas atividades é o Detran GO.

Desde o inicio da trajetória dos novos condutores, enquanto ainda estão na auto escola, até o momento em que se formam, já é preciso começar a se adaptar e adequar a essas leis de trânsito e entender como elas funcionam e para que servem as multas.

As multas são tomadas todas as vezes que um motorista comete uma nova infração, junto com ela o motorista também leva pontos na carteira. É preciso respeitar a pontuação máxima permitida por lei, sem extrapolar, para que o condutor não perca a sua CNH e o direito de dirigir o seu veículo e transitar pelas vias. Ambas são uma forma de punição ao motorista infrator, para garantir que ele se mantenha sempre alerta e sem segurança.

A pontuação das multas e valor a ser pago varia de acordo com a gravidade da lei que foi infringida. Quanto mais grave for o caso, maior serão as punições que podem chegar até mesmo na retenção do veículo ou aprisionar o motorista. Essa foi a melhor forma encontrada de garantir a segurança de todos, de quem está dirigindo e de outras pessoas. O dinheiro arrecadado é revertido em campanhas de conscientização e prevenção de novos acidentes.